Google+ Alvarelli Fotografia - Blog: A Moda do Selfie

terça-feira, 15 de abril de 2014

A Moda do Selfie

Selfie? O que é Selfie?

Antes de mais nada é preciso definir "selfie"...

Selfie é um tipo de autorretrato. Autorretrato é quando a pessoa tira foto dela mesma. Até aí tudo bem. Mas Selfie é um autorretrato sem qualquer preocupação com composição fotográfica. Nesta modalidade, a pessoa simplesmente pela uma câmera compacta ou um celular com câmera, mira em sí mesmo e tira a foto. Também é comum a utilização de um espelho. Neste caso a pessoa tira doto do seu reflexo no espelho.

Independente da forma como se tira a foto, o Selfie já é popular nas redes sociais, principalmente o Facebook e o Instagram. Até por que, o principal objetivo deste tipo de foto, desde seu início, foi a postagem em tempo real, para que os contatos das redes sociais da pessoa soubessem onde a tal pessoa estava e com quem.

Mas, será que isso é apenas mais uma modinha da Internet? Tenho minhas dúvidas. Até por que, não há mais restrição de sexo ou idade para se tirar fotos deste tipo (se bem que as mais novinhas sempre saem de bico nas fotos...). Inúmeros são os famosos que aparecem em redes sociais com autorretratos tipo "Selfie"!

Uma outra pergunta que faço é a seguinte: Fotos Selfie são uma ameaça à Fotografia Profissional? De verdade? Penso eu que não! A fotografia amadora existe a mais de um século. E ela sempre conviveu bem ao lado da fotografia profissional. É fato que se a pessoa conhecer conceitos técnicos de fotografia e de composição, mesmo com uma celular, ela pode tirar fotos lindas. mas ainda assim as máquinas profissionais tem recursos e qualidade de imagem imensamente superior ao de um celular...

Nos resta então ver até onde vai a onda do Selfie...

Enquanto isso, vejam algumas fotos tipo Selfie de alguns famosos:

Atenção: A fotos a seguir foram retiradas da Internet. Caso você apareça em alguma delas e deseje não ter uma imagem exposta, basta nos comunicar. A imagem será retirar imediatamente.
Barack Obama, Helle Thorning Schmidt e David Cameron, tirando uma foto Selfie em pleno velório de Nelson Mandela. Pegou mau Obama...

Grupo de Apresentadores da Record.

Faustão e atores de Amor a Vida postam Selfie em Noite de "Melhores do Ano".

William Bonner posta Selfie com atores, atrizes e jornalistas da Globo.

Atorem Hollywoodanos tiram foto selfie em noite de premiação do Oscar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário