Câmera
digital é tudo igual? Sim? Não? Se sim, por que seus tamanhos, características
e preços diferem tanto? Bem, vamos então ao que interessa:
O
primeiro ponto está no entendimento quanto a principal diferença entre uma
câmera analógica e uma digital. Na Câmera analógica, a luz é incidida sobre um
filme fotográfico, que, através de reações químicas intencionais, temos a foto
revelada. Já nas câmeras digitais este filme não existe. O que temos é um “sensor”,
ou seja, uma peça que capta a luz e, através de processos digitais interpreta
esta luz e em tempo quase real, grava o que foi lido na memória de algum
dispositivo (a própria câmera ou um cartão de memória). Porém esta questão dos
tamanhos dos sensores fica pra um próximo momento...
Este
sensor pode mudar de tamanho. E esta mudança interfere diretamente na
quantidade de luz captada e consequentemente na qualidade da imagem final.
Porém, ele sozinho não define os tipos de câmeras digitais. Para isso temos que
levar em consideração outras características, tais como, capacidade, ou não, de
intercambiar (trocar) as lentes, capacidade para gravação de arquivos em
formato “RAW”, velocidade de gravação de arquivos, quantidade de vezes de zoom,
entre outros fatores.
Hoje
em dia a fotografia está mais presente do que nunca. Pessoas com um celular
podem tirar fotos há qualquer hora e de qualquer lugar. Temos ainda as pequenas
máquinas fotográficas que cabem no bolso, máquinas um pouco maiores que tem
grande capacidade de zoom, outras enormes que trocas as lentes, etc. Todas elas
são devidamente categorizadas, sabia disso? Pois é, vamos então às definições
dos tipos de câmeras digitais existentes:
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Celular: hoje uma câmera em um celular ou em um smartphone não
é mais um diferencial. Já se tornou um item obrigatório. O que os fabricantes fazem
é brigar em relação aos recursos disponíveis nos aparelhos. Pois bem, em sua
grande maioria, estes celulares apresentam câmera de 2 ou 3 megapixels (Clique aqui para saber mais sobre Megapixels). Alguns com 5,
8 ou até 12 megapixels.
Smartphones Nokia N8, iPhone 5 e Samsung Galaxy S III |
Pontos Positivos
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Pontos Negativos
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Ultracompacta: São câmeras já no formato mais conhecido da grande
população. São retangulares, leves e finas. Sua principal característica está
no farto de sua lente não ser saliente sobre seu corpo. Em geral não apresentam
zoom óptico, apenas o digital.
Sony Cyber Shot DSC-T99 |
Pontos Positivos
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Pontos Negativos
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Compacta: Seu corpo se assemelha muito ao das ultracompactas,
salvo pelo fato de sua lente ser saliente. São aquelas que ao ligar, você vê a
lente “crescer”. Estas já apresentam algum zoom óptico. Alguns poucos modelos
apresentam o modo Manual, ainda que nem um pouco parecido com o que encontramos nas
DSRL...
Nikon Coolpix S4300 |
Pontos Positivos
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Pontos Negativos
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Estes tipos já citados são popularmente conhecidos
como “Aponte e Dispare” (point & short). Isso quer dizer que todos os
recursos fotográficos (foco, ISO, abertura de diafragma, velocidade de
obturação e interpretação e controle de luz) são automáticos. Elas também apresentam grande variedade na quantidade de
megapixels.
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Compacta Avançada: Também conhecidas Super Zoom ou Bridge (Ponte). São
câmeras cujos corpos lembram as DSLR, porém, tanto seus recursos quanto o
tamanho do seu sensor são iguais as compactas. Muito erroneamente, estas
câmeras são vendidas como “semiprofissionais”. Elas não dão suporte adequado
para cobertura de eventos ou controle total como possível das DSLR de alto
desempenho. Este tipo de câmera também é caracterizado pela grande capacidade
de zoom. Pode-se perceber que, quando “damos” zoom nestas máquinas, suas objetivas
se alongam bastante. Esse alongamento é o responsável pelo distanciamento das
lentes, o que garante a aproximação do assunto sem qualquer despixalização da
imagem.
Nikon Coolpix P5000 e Fujifilm S4000 |
Pontos Positivos
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Pontos Negativos
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EVIL ou Mirrorless: Basicamente são câmeras com corpo de compactas, mas
com lentes intercambiáveis. Outra grande característica está no tamanho do seu
sensor, que é bem maior que o das compactas. A ideia destas câmeras é dar à
fotógrafos amadores e a amantes de fotografia que não a utilizam de forma
profissional, vários dos recursos encontrados nas robustas DSLR.
Nikon J1 e Sony Alpha Nex F3 |
Pontos Positivos
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Pontos Negativos
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DSLR de Entrada: São Câmeras já bem robustas com lentes intercambiáveis
e que permitem grande controle sobre a fotografia. Devido a possibilidade de
troca das objetivas, dão ao fotógrafo um grande leque de opções para as mais variadas
necessidades fotográficas, tanto no que diz respeito as condições de luz quanto
a questões de criatividade. Seus sensores já são relativamente grandes, o que
resulta em fotos com ótima qualidade e resolução. São equipamentos bastante
versáteis e que requerem conhecimento técnico e investimentos em qualificação e
equipamentos. Os modelos de entradas são a porta de abertura para o verdadeiro
mundo da fotografia. Estes modelos permitem, com custo bem mais elevado que uma
compacta, porém muito inferior ao de uma DSLR Profissional, que a pessoa sinta
realmente o que é fotografar a partir do controle completo da luz que entra da
câmera.
Canon T4i e Nikon D3200 |
Pontos Positivos
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Pontos Negativos
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DSLR Semiprofissional: É o último passo até as Máquinas Fotográficas Profissionais.
Elas reúnem todas as características das DSLR de entrada. As maiores diferenças
entre elas estão no tamanho do sensor, que é maior. Aqui já falamos do formato
DX, que é o segundo maior tamanho de sensor existente no mercado atualmente. E quanto a seus recursos!?... Estes modelos permitem tirar várias fotos com apenas um clique,
permitem múltiplos pontos de foco, grandes valores de ISSO, fácil controle
sobre a velocidade de obturação e sobre a abertura de diafragma, entre outros
recursos. O material de sua construção também é diferenciado, normalmente é um
material altamente resistente a quedas e impactos. São bem mais caras que as
DSLR de entrada (podendo passar do dobro do preço...). E possuem diversos
acessórios, e opções de objetivas.
Nikon D7000 e Canon EOS 60D |
Pontos Positivos
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Pontos Negativos
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DSLR Profissional: Em fim chegamos ao Top of de Best da Arte da Fotografia Digital. As Câmeras
Fotográficas Digitais Profissionais são o que há em relação a qualidade e resolução
da imagem (lembrando que o equipamento não faz mágica... A verdadeira arte está
no fotógrafo!). Estes modelos possuem sensores FX (Full Frame), que são os
maiores sensores disponíveis hoje no mercado fotográfico digital. Estes
equipamentos são muito caros (podendo passar de R$ 10.000,00, somente no corpo
da câmera), mas, se você tem este valor sobrando ou realmente precisa de um
equipamento verdadeiramente top de
linha, cada centavo investido valerá a pena. Estas máquinas são confeccionadas
com os melhores materiais. São resistentes a quedas, impactos, poeira, frio
extremo e até a água. Estes são os equipamentos utilizados para fotografar vida
selvagem na África , na Antártida e em ambiente onde o fotógrafo se colocaria
em grande risco ou até um risco iminente. O equipamento é colocado em posição
estratégica e, de longe ou a partir de temporizadores, as imagens são
capturadas. Seus corpos são bem maiores que os modelos DSLR anteriores devidos
e terem grandes baterias internas, o que possibilitam muitas e muitas horas de
trabalho contínuo.
Canon EOS 1D e Nikon D4 |
Pontos Positivos
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Pontos Negativos
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Muuuuuuuuuuuuuito bom!!!
ResponderExcluirRealmente vc estava inspirado. Parabéns pelo texto. Explicação clara e completa.
ResponderExcluirestao faltando as rangefinder, medio e largo formato...e a descricao das evil esta bem vasta, elas vao desde as mais basicas (nikon v1/j1, nex f3, etc) ate as mais complexas (fujifilm xe1/xpro1, nex7, etc)
ResponderExcluiramigo vc colocou a d7000 na categoria semi e mencionou na categoria pro o sensor, o sensor da d7000 não é fx ???
ResponderExcluirA D7000 é cropada (1,5) não é full frame. Porém ele colocou a 60D e a T4i em patamares diferentes citando o sensor como motivo. Elas podem até estar em patamares diferentes, mas não é por causa do sensor. Eles são do mesmo tamanho.
ResponderExcluirMuito obrigado a todos pelos comentários!
ResponderExcluirQuanto as rangefinders, médio e longo formatos, ficaram de fora por dois motivo: 1) não tenho tanto conhecimento a cerca delas e de suas peculiaridades e especificidades. 2) São câmeras para usos bem mais específicos e não são encontradas facilmente. Mas, independente disso, a questão já está em estudo...
A D7000 (agora a D7100), são as semiprofissionais TOP da Nikon. Ambas possuem sensor no formato DX (menores em dimensões que os FX.
Já quanto aos modelos T4i e 60D (ambos da Canon), a categorização como modelo de entrada e modelo semiprofissional, respectivamente foram dados pelo próprio fabricante. Eu uso equipamento Nikon e não tenho conhecimento aprofundado em Canon, logo, não sei dizer por qual motivo exatamente a gigante japonesa as classificou assim!
Até mais!
Qual são as características das Amadoras com as Profissionais?
ResponderExcluirOlá Flávio! Primeiramente, desculpe-me pela demora em te responder.
ExcluirPois bem,não há necessariamente um conceito para "Camera Amadora". O que existe é o Fotógrafo Amador, que é aquele que fotografa por Hobby ou faz serviços por pura oportunidade. Esses caras podem ter uma Nikon D4 ou uma Canon 5D Mark III (máquinas FX top de linha).
Já quanto às câmeras, os tipos são os descritos acima.
Até mais.
Vi uma matéria em uma revista que separa as Full Frame em categorias. Como funciona isso?
ResponderExcluirGabriel, isso procede! Falando especificamente de Nikon, temos hoje, vários modelos de câmeras Full Frame (Sensor FX), como por exemplo a D3, a D3S, a D4, a D600, D800, entre outras. Porém, a D600 é tida como Full Frame de entrada. Isso porque ela, falando em recursos, é bem inferior a D4 por exemplo.
ExcluirA D600 é uma puta câmera Full Frame, porém tem bem menos recursos e por isso sem preço é mais acessível (quando comparado ao da D800 ou da D4, principalmente.
A D800 já é intermediária. Com vários outros recursos e com fabricada em material bem mais resistente.
Já a D4 é o que há! Seu corpo é quadrado. Conta com dois disparadores, ou seja, "já vem com grip embutido". É altamente resistente a impactos, água e poeira, entre outras coisa...
Espero ter sido claro.
Boa noite, Daniel.
ResponderExcluirPor gentileza o senhor pode me indicar algum curso para conhecimentos básicos sobre maquinas fotográficas e como manusear?
Atenciosamente.
Loyola
Olá Loyola, primeiramente perdão pela demora em responder. Me dei o direito de tirar o mês de março de férias... Pois bem, a escola que eu recomendo é a MAB (Mercado Artístico Brasileiro. Veja aqui os cursos oferecidos: http://www.mercadoartistico.com.br/#!cursos/cqn6. Lá você pode falar com o Everton.
ExcluirUm grande abraço!
eu não sou muito dessa área, e procuro uma camera um pouco profissional com preço mediano onde melhor comprar camera digital na kalunga.com.br ou na www.maniadedescontos.com - ambas tem excelente preço me ajudem vlw pela ajuda desde já!?
ResponderExcluirMeu objetivo no momento é comprar uma câmera DSLR de Entrada da Nikon D3200. Até olhei a D3100, mas os preços são muito parecidos. E incrível como os preços dessas câmeras mesmo no decorrer dos anos não baixam, assim como as câmeras não saem de moda.
ResponderExcluirBom texto!
ResponderExcluirApenas aproveito para retificar que as DSLRs profissionais não são as "Top of the Best da Fotografia Digital". Acima delas temos as Digitais Médio Formato, como as Hassellblads e outras, e as Leicas M digitais.