Google+ Alvarelli Fotografia - Blog: Nikon Processa Sigma por quebra de patente

sexta-feira, 21 de março de 2014

Nikon Processa Sigma por quebra de patente



Já não é de hoje que rola, no Japão, um processo da Nikon contra a Sigma por quebra de patente. O problema está no sistema de redução de vibração (VR - Vibration Reduction), existente nas objetivas Nikon. A gigante Japonesa possui patente sobre a tecnologia deste 2002 e acusou a também japonesa Sigma de colocar este sistema em, pelo menos, cinco objetivas sem autorização. 

Como compensação de danos, a Nikon pediu nos tribunais a bagatela de 120 milhões de dólares. Porém, ficou decidido judicialmente que a Sigma deve indenizar a Nikon em aproximadamente 14,5 milhões de dólares. Valor equivalente a 15% do lucro da Sigma, obtido com as vendas dos modelos discriminados no processo. Isto por que o tribunal entendeu que o sistema patenteado da Nikon representa 15% do total da peça fabricado pela Sigma.

14,5 milhões frente a 120 milhões pode até parecer pouco, mas convenhamos que isso é uma fortuna!

Acredito que a Sigma não precise "roubar" tecnologia para fabricar lentes de qualidade. Todo o meu equipamento é original da Nikon. Embora não tenha nenhuma objetiva Sigma, há duas que estão na minha lista de desejos. Já as utilizei e sua qualidade é muito boa (claro que a qualidade de uma Nikon original é incomparável...).

E vocês? O que acham da qualidade das lentes Sigma quando comparadas as originais Nikon ou Canon?

Nenhum comentário:

Postar um comentário