Google+ Alvarelli Fotografia - Blog: Já ouviu falar em Telefoto?

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Já ouviu falar em Telefoto?

Já ouviu falar em Telefoto?

Não? Então vamos conhecer...

Telefoto era um aparelho que começos a ser produzido nos anos 20 para enviar fotos pelas linhas telefônicas da época. Porém, sua  utilização em larga escala por fotojornalistas só se deu no final da década de 30.


Como amanhã é o Dia do Repórter Fotográfico, hoje em dia mais conhecido como Fotojornalista, segue uma pequena homenagem a estes profissionais que chegam a arriscar a vida para conseguir belas imagens de eventos do nosso cotidiano.

As Telefotos eram máquinas pesadas que funcionaram como os aparelhos de fax. Elas convertiam as imagens em pulsos elétricos que eram enviados pelas linhas telefônicas até o destinatário. Chegando lá, eram reconvertidos em imagens. Não precisam nem dizer que neste processo se perdia muita qualidade na imagem, certo?




Pois bem, estes aparelhos representam um boom na velocidade de transmissão de informações entre agências e jornais. Boom que permitiu que as notícias chegassem às bancas em curtíssimos espaços de tempo. Tornando-as quando como temos hoje em dia.

O aparelho é bem curioso. Deem uma olhada em como ele funciona:


O primeiro veículo da América do Sul a utilizar tal "tecnologia" foi o jornal O Estado de São Paulo. A imagem da missa de inauguração de Brasília (em 21 de abril de 1960) foi transmitida a São Paulo por telefoto com ajuda da agência United Press International (UPI). Em poucas horas, a foto estava na edição extra do jornal. 


Missa da Inauguração de Brasília - O Estado de São Paulo

Um dado bastante curioso é que O Estado fez uso dos aparelhos de telefotos até a reforma gráfica de 1991. Somente a partir desta data o jornal passou a usar imagens coloridas.


Vejam outras capas do Jornal O Estado de São Paulo com fotos recebidas pelas Telefotos:





Fotos e base para o texto retiradas de uma matéria do Estadão On-Line, que pode ser vista na íntegra aqui!

4 comentários:

  1. Bom dia, me emocionei quando vi essa matéria de telefoto. Tive a oportunidade e felicidade de trabalhar e aprender muito na redação do Jornal Zero Hora de Porto Alegre no setor de copyright no qual recebia telefotos e Rádio fotos(através da UPI), esse setor também trabalhava com teletipos e telex (recebimento e envio de matérias) foi um baita aprendizado. lá se vão 38 anos. Quanto as máquinas de teletipo, recebíamos matérias nacionais e internacionais através das agências de noticias, UPI, AFP, ESTADO, GLOBO, JB ETC..Um fraternal abraço, Jairo Farias - 58 anos atualmente resido em Florianópolis/SC. Obs. As fotos do Grêmio Futebol Clube de Poa, quando esse time foi campeão do mundo em Tóquio, fui eu quem estava de plantão e recebi as telefotos dos fotógrafos Antonio Carlos Mafalda e outros. Florianópolis/SC

    ResponderExcluir
  2. Nossa. Muito grato pela matéria. Estou procurando a dias informação sobre está máquina. Muito difícil encontrar. Era office Boy na antiga empresa de telefone do Amazonas e fiz um curso em 1989 para operar essas máquinas pena que já era o fim delas e nunca usei depois, mas ficou a memória. Queria muito saber o nome das empresas que fabricavam tais máquinas. Obrigado mais uma vez

    ResponderExcluir
  3. Ótima matéria! Parabéns!?

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto! Saudade do meu início no Jornalismo de O Globo.

    ResponderExcluir