Este é o primeiro, de uma série de 03 posts. O intuito aqui é apresentar as primeiras máquinas fotográficas para uso pessoal (por não profissionais). São duas câmeras ao total, todas da Kodak. A série será composta por:
1 - Original Kodak
2 - Kodak nº 1
Original Kodak
Até 1988, a Fotografia era exclusivamente profissional e apenas para pessoas com muita bala na agulha. George Eastman, através da Kodak, foi quem mudou este cenário.
Original Kodak |
Com o slogan "Você aperto o botão, nós fazemos o resto.", A Kodak, lançou a primeira câmera para fotógrafos amadores. Esta box câmeras, simplesmente revolucionou o mercado fotográfico ao permitir que, uma certa parcela da população estadunidense pudesse ter uma máquina fotográfica e registrar o que ela quisesse. Na época a máquina era vendida por $ 25,00 (dólares). Valor bastante caro para aquele momento, porém, muuuuuuuuuuito mais em conta que o equipamento fotográfico até então disponível.
Propaganda da Câmera Kodak por $ 25,00. |
A câmera nada mais era que uma pequena caixa de madeira. Dentro ela havia um rolo com uma película foto sensível com capacidade para 100 exposições. Assim que a pessoa tirava todas as fotos, era só levar a máquina até a Kodak para revelação do filme. O cliente saia de lá com um novo rolo de filme dentro da máquina (claro que o novo rolo não era de graça. Aí iam mais $ 10 dólares.).
Imagem ilustrativo do funcionamento interno da Original Kodak. |
Hoje a Original Kodak é uma peça raríssima cobiçada por alguns colecionadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário