Google+ Alvarelli Fotografia - Blog: As 10 Fotos mais Famosas do Mundo!

quinta-feira, 4 de abril de 2013

As 10 Fotos mais Famosas do Mundo!

Que a fotografia é uma arte, já sabemos! Porém, não são necessariamente as obras de arte mais belas que se tornam as mais famosas, mas sim aquelas que, mesmo não tendo uma composição estética perfeita, registram fatos ou momentos marcantes para mundo.

Assim são estas imagens, que, no meu entender, marcaram história ao eternizar momentos que servirão de lição, de conscientização e de reflexão para as próximas gerações.
 

1º) Phan Thi Kim Phúc (A Garotinha Nua)
 
Nick UtAutor: Nick Ut (Vietnã)
Ano: 1972
Onde foi tirada? Trang Bang (Sul do Vietnã)

O que ela tem de especial? A mais famosa fotografia de guerra da história do mundo! A Garota nua (no centro da foto) arrancou do corpo as roupa que esteva pegando fogo para poder sobreviver. Isso aconteceu durante a guerra do Vietnã.
 
 
 
2º) O Rebelde Desconhecido (Massacre da Praça da Paz Celestial)
 
Jeff WidenerAutor: Jeff Widener (Estados Unidos)
Ano: 1989
Onde foi tirada? Praça da Paz Celestial (Centro de Pequim, China)

O que ela tem de especial? Um jovem, sozinho, se colocou à frente, e bloqueou o avanço, de uma fila de tanques de guerra em plena praça da Paz Celestial , durante a revolta estudantil Chinesa. Até hoje não se sabe quem é ou onde está esta pessoa.

 
 
3º) Autoimolação
 
Autor: Malcolm Browne (Estados Unidos)
Ano: 1963
Onde foi tirada? Saigon, Vietnã

O que ela tem de especial? Este monge budista tibetano ateou fogo no próprio corpo como forma de protesto contra a política religiosa do governo vietnamita. Ele se tornou um mártir da resistência à guerra na Ásia.

 

4º) Espreitando a Morte

Kevin CarterAutor: Kevin Carter (África do Sul)
Ano: 1994
Onde foi tirada? Sul do Sudão

O que ela tem de especial? Uma garota, esquelética e desnutrida, de arrasta a procura de comida. Enquanto isso, ao fundo, um abutre fica a espreita, esperando que a garota morra para que ele possa se alimentar.
 
Nunca se soube o que acontecera à pobre garotinha. Tudo o que se sabe é que o Fotógrafo Kevin Cartes, que registrou esta imagem, se suicidou meses depois de tirá-la.

 

5º) Execution of a Viet Cong Guerrilla (Executando um Vietcong)

Eddie AdamsAutor: Eddie Adams (Estados Unidos)
Ano: 1968
Onde foi tirada? Saigon, Vietnã

O que ela tem de especial? Uma fotografia tirada em solo vietnamita. Há uma história que diz que na foto aparece um general executando um prisioneiro. Há outra versão dos fatos que diz que na verdade é um chefe de polícia executando um oficial que tirou a vida de uma família inteira. Controversas a parte... a foto é realmente chocante!
  
 

 6º) A agonia de Omayra

Autor: Frank Fournier (França)
Ano: 1985
Onde foi tirada? Armero, Colombia

O que ela tem de especial? A garota da foto se chama Omayra Sanchez de apenas 13 anos. Ela foi uma das mais de 25 mil vítimas da erupção do vulcão Nevado do Ruiz (Colômbia), em 1985. Ela ficou presa por três dias em meio a lodo, lama, escombros de sua casa e aos corpos dos próprios pais. Os responsáveis pelo resgate dela não conseguiriam fazer o serviço, pois para tal, teriam que amputar suas pernas. Esta imagem foi tirada pouco antes dela morrer e circulou o mundo gerando questionamento quanto ao aparente descaso do governo colombiano em relação ao acidente natural ocorrido.
 
 
 
7º) Menina Afegã

Steve McCurry Autor: Steve McCurry (Estados Unidos)
Ano: 1984
Onde foi tirada? Afeganistão

O que ela tem de especial? A fotografia de Sharbat Gula, na época com 12 anos, foi tirada durante uma reportagem da National Geografic, em solo afegão em 1984, quando a União Soviética (atual Rússia), tentava ocupar a região. A imagem causo grande repercussão e impacto em toda a civilização ocidental.
 
 
 
8º) Mãe Migrante

Autor: Dorothea Lange (Estado Unidos)
Ano: 1936
Onde foi tirada? Estados Unidos

O que ela tem de especial? A imagem mostra uma mulher de 32 anos, que não tem nada para dar para os filhos comerem. Esta foto, uma das mais famosas dos Estados Unidos,  mostra na mulher, uma face de dor e sofrimento.
 
 
 
09º) O beijo da Times Square

Autor: Jeff Widener (Estados Unidos)
Ano: 1945
Onde foi tirada? Times Square, Estados Unidos
 
O que ela tem de especial? Símbolo do fim da Guerra com o Japão, esta foto foi imortalizada pela revista “Life”.
 
 
 
10º) Behind the Gare St. Lazare
 
Autor: Henri Cartier-Bresson (França)
Ano: 1932

O que ela tem de especial? Esta é uma das mais famosas obras de arte do mestre Cartier-Bresson. Ele criou, com esta imagem, o conceito do “Momento Decisivo”. Além da bela composição ele captou o exato momento em que o homem salta sobre a água. Vale lembrar que a foto foi tirada em 1932. Quando, nem sequer, se imaginada ter equipamentos com os recursos de velocidade de obturação e etc. e tal que temos hoje...


 O que vocês acham? Concordam ou não?

E não esqueçam de visitar e curtir nossa página no Facebook: 
Facebook

Um comentário: