Google+ Alvarelli Fotografia - Blog: Grandes Nomes da Fotografia - Cartier-Bresson

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Grandes Nomes da Fotografia - Cartier-Bresson

Nome: Henri Cartier-Bresson
Nacionalidade: Francês
Nascimento: Chanteloup-em-Brie, 22 de agosto de 1908
Falecimento: Montjustin, França, 02 de agosto de 2004 (95 anos)

Tipo por muito como o "Pai do Fotojornalismo!"
Cartier ganhou sua primeira câmera, uma Box Brownie, de seu pai, quando ainda era criança. e a partir dali nascera sua paixão pela fotografia.

Porém, foi em uma viagem à África que ele, verdadeiramente, se descobriu na fotografia, atravéz de uma foto do húngaro Martin Munkacsi, que ilustrou, em 1931, a capa da revista Photographies. A imagem mostrava três jovens negros, no Congo, correndo em direção ao mar.

Cartier-Bresson lutou na 2º Guerra Mundial no exército francês. Logo após o término desta guerra, em 1947, ele, ao lado de Bill Vandivert, Robert Capa, George Rodger e David Seymour, fundou a Agência Fotográfica Magnum, que existe até hoje. Foi nessse momento que seu trabalho passou por uma fase de sofisticação e grande aperfeiçoamento.

A primeira câmera que Cartier usou, uma Leica.

O mestre Bresson viajou pelo mundo passando por países como China, India, Estados Unidos e vários países europeus para registrar imagens únicas que foram eternizadas e publicadas por revistas como Life, Vogue e Harpe's Bazaar.
Entre seus grandes trabalhos pelo mundo, podemos destacar o registro da vida na União Soviética (atual Rússia), de forma totalmente livre. Assim como ou eunucos imperiais chineses e os pultimos dias de Mahatma Gandhi.

Cartier-Bresson, na Índia, fotografou Mahatma Gandhi pouco antes dele ser assassinado.

Outro fator que deu grande destaque ao trabalho de Bresson, foi o lançamento do livro "The Decisive Moment" (O Momento Decisivo), em 1952. Neste momento ele mostrou imagens literalmente únicas. que mostram a captura de uma fração de segundo que, muito provavelmente, jamais se repetiria:




Henri Cartier-Bresson morre em 02 de agosto de 2004, aos 95 anos e deixa um imenso legado! Bresson é, sem dúvidas, uma dois grandes mestres da fotografia mundial e objeto de estudo mais que necessário para todos os fotógrafos independente da área em que atuem.

Veja mais fotos do mestre Cartier-Bresson aqui!


Acompanhe a primeira temporada da série:
Grandes nomes da Fotografia

01 - Henri Cartier Bresson
02 - Robert Capa
03 - David Seymour
04 - Sebastião Salgado
 05 - Gerda Taro
06 - Cornell Capa


Nenhum comentário:

Postar um comentário