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quinta-feira, 14 de março de 2013

Tipos de Câmeras Fotográficas Digitais

          Câmera digital é tudo igual? Sim? Não? Se sim, por que seus tamanhos, características e preços diferem tanto? Bem, vamos então ao que interessa:
 
          O primeiro ponto está no entendimento quanto a principal diferença entre uma câmera analógica e uma digital. Na Câmera analógica, a luz é incidida sobre um filme fotográfico, que, através de reações químicas intencionais, temos a foto revelada. Já nas câmeras digitais este filme não existe. O que temos é um “sensor”, ou seja, uma peça que capta a luz e, através de processos digitais interpreta esta luz e em tempo quase real, grava o que foi lido na memória de algum dispositivo (a própria câmera ou um cartão de memória). Porém esta questão dos tamanhos dos sensores fica pra um próximo momento...

          Este sensor pode mudar de tamanho. E esta mudança interfere diretamente na quantidade de luz captada e consequentemente na qualidade da imagem final. Porém, ele sozinho não define os tipos de câmeras digitais. Para isso temos que levar em consideração outras características, tais como, capacidade, ou não, de intercambiar (trocar) as lentes, capacidade para gravação de arquivos em formato “RAW”, velocidade de gravação de arquivos, quantidade de vezes de zoom, entre outros fatores.

          Hoje em dia a fotografia está mais presente do que nunca. Pessoas com um celular podem tirar fotos há qualquer hora e de qualquer lugar. Temos ainda as pequenas máquinas fotográficas que cabem no bolso, máquinas um pouco maiores que tem grande capacidade de zoom, outras enormes que trocas as lentes, etc. Todas elas são devidamente categorizadas, sabia disso? Pois é, vamos então às definições dos tipos de câmeras digitais existentes:

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Celular: hoje uma câmera em um celular ou em um smartphone não é mais um diferencial. Já se tornou um item obrigatório. O que os fabricantes fazem é brigar em relação aos recursos disponíveis nos aparelhos. Pois bem, em sua grande maioria, estes celulares apresentam câmera de 2 ou 3 megapixels (Clique aqui para saber mais sobre Megapixels). Alguns com 5, 8 ou até 12 megapixels.
 

Smartphones Nokia N8, iPhone 5 e Samsung Galaxy S III
 

Pontos Positivos
Pontos Negativos
  • Já vem incorporada aos celulares e smartphones;
  • Não requer qualquer conhecimento técnico sobre fotografia;
  • Não necessitam de investimentos com lentes e acessórios;
  • Não possibilitam controle sobre a fotografia;
  • Possuem o menor tamanho de sensor;
  • Em sua grande maioria, não possuem flash.

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Ultracompacta: São câmeras já no formato mais conhecido da grande população. São retangulares, leves e finas. Sua principal característica está no farto de sua lente não ser saliente sobre seu corpo. Em geral não apresentam zoom óptico, apenas o digital.

Sony Cyber Shot DSC-T99

Pontos Positivos
Pontos Negativos
  • Super leve. Fácil de transportar e guardar.
  • Preço super acessível;
  • Não requer qualquer conhecimento técnico sobre fotografia;
  • Não necessitam de investimentos com lentes e acessórios;
  • Não possibilitam controle sobre a fotografia;
  • Possuem o menor tamanho de sensor;
  • Não permitem troca da objetiva (lente).
  • Não apresenta zoom óptico.
 
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Compacta: Seu corpo se assemelha muito ao das ultracompactas, salvo pelo fato de sua lente ser saliente. São aquelas que ao ligar, você vê a lente “crescer”. Estas já apresentam algum zoom óptico. Alguns poucos modelos apresentam o modo Manual, ainda que nem um pouco parecido com o que encontramos nas DSRL...

Nikon Coolpix S4300

Pontos Positivos
Pontos Negativos
  • Leve e fácil de transportar e guardar.
  • Preço acessível;
  • Não requer conhecimento técnico sobre fotografia;
  • Não necessitam de investimentos com lentes e acessórios;
  • Não possibilitam controle sobre a fotografia;
  • Possuem sensores pequenos;
  • Em sua grande maioria possuem flash, porém sem grande alcance.
  • Devido ao fato de não ter recursos manuais para controle da foto, as imagens tentem a ficar “estouradas” ou granuladas demais dependendo das condições de iluminação.
  • Não permitem troca da objetiva (lente).
  • Apesar de alguns modelos apresentarem zoom óptico, são de pouco alcance.
 
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           Estes tipos já citados são popularmente conhecidos como “Aponte e Dispare” (point & short). Isso quer dizer que todos os recursos fotográficos (foco, ISO, abertura de diafragma, velocidade de obturação e interpretação e controle de luz) são automáticos. Elas também  apresentam grande variedade na quantidade de megapixels.

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Compacta Avançada: Também conhecidas Super Zoom ou Bridge (Ponte). São câmeras cujos corpos lembram as DSLR, porém, tanto seus recursos quanto o tamanho do seu sensor são iguais as compactas. Muito erroneamente, estas câmeras são vendidas como “semiprofissionais”. Elas não dão suporte adequado para cobertura de eventos ou controle total como possível das DSLR de alto desempenho. Este tipo de câmera também é caracterizado pela grande capacidade de zoom. Pode-se perceber que, quando “damos” zoom nestas máquinas, suas objetivas se alongam bastante. Esse alongamento é o responsável pelo distanciamento das lentes, o que garante a aproximação do assunto sem qualquer despixalização da imagem.
 

Nikon Coolpix P5000 e Fujifilm S4000

Pontos Positivos
Pontos Negativos
  • Podem ser utilizadas por pessoas sem conhecimento técnico sobre fotografia;
  • Não necessitam de investimentos com lentes e acessórios;
  • Já apresentam o modo Manual, onde o fotógrafo pode “controlar” o equipamento;
  • Possuem grande capacidade de zoom óptico;
  • São muito mais baratas que as DSLR.
  • Já são consideradas grandes apesar do pouco peso;
  • Possuem o mesmo sensor das compactas;
  • Não permitem troca da objetiva (lente).
 

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EVIL ou Mirrorless: Basicamente são câmeras com corpo de compactas, mas com lentes intercambiáveis. Outra grande característica está no tamanho do seu sensor, que é bem maior que o das compactas. A ideia destas câmeras é dar à fotógrafos amadores e a amantes de fotografia que não a utilizam de forma profissional, vários dos recursos encontrados nas robustas DSLR.



Nikon J1 e Sony Alpha Nex F3

Pontos Positivos
Pontos Negativos
  • Permitem a troca das objetivas (lentes);
  • Possuem sensores maiores que as compactas;
  • Muitos modelos permitem fotos em RAW.
  • São bem mais caras que as compactas;
  • Necessitam de investimentos com lentes e acessórios;
 
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DSLR de Entrada: São Câmeras já bem robustas com lentes intercambiáveis e que permitem grande controle sobre a fotografia. Devido a possibilidade de troca das objetivas, dão ao fotógrafo um grande leque de opções para as mais variadas necessidades fotográficas, tanto no que diz respeito as condições de luz quanto a questões de criatividade. Seus sensores já são relativamente grandes, o que resulta em fotos com ótima qualidade e resolução. São equipamentos bastante versáteis e que requerem conhecimento técnico e investimentos em qualificação e equipamentos. Os modelos de entradas são a porta de abertura para o verdadeiro mundo da fotografia. Estes modelos permitem, com custo bem mais elevado que uma compacta, porém muito inferior ao de uma DSLR Profissional, que a pessoa sinta realmente o que é fotografar a partir do controle completo da luz que entra da câmera.



Canon T4i e Nikon D3200

Pontos Positivos
Pontos Negativos
  • Permite a troca da objetiva;
  • A imagem que passa pela objetiva é, realmente, a que aparece no visor;
  • Permite completo controle sobre a fotografia;
  • Mais baratas que as DSLR Profissionais;
  • Custo elevado em relação as compactas;
  • São pesadas e volumosas;
  • É necessário conhecimento técnico sobre fotografia;
  • Necessitam de investimentos com lentes e acessórios;
 
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DSLR Semiprofissional: É o último passo até as Máquinas Fotográficas Profissionais. Elas reúnem todas as características das DSLR de entrada. As maiores diferenças entre elas estão no tamanho do sensor, que é maior. Aqui já falamos do formato DX, que é o segundo maior tamanho de sensor existente no mercado atualmente. E quanto a seus recursos!?... Estes modelos permitem tirar várias fotos com apenas um clique, permitem múltiplos pontos de foco, grandes valores de ISSO, fácil controle sobre a velocidade de obturação e sobre a abertura de diafragma, entre outros recursos. O material de sua construção também é diferenciado, normalmente é um material altamente resistente a quedas e impactos. São bem mais caras que as DSLR de entrada (podendo passar do dobro do preço...). E possuem diversos acessórios, e opções de objetivas.



Nikon D7000 e Canon EOS 60D
 

Pontos Positivos
Pontos Negativos
  • Permite a troca da objetiva;
  • A imagem que passa pela objetiva é, realmente, a que aparece no visor;
  • Permite completo controle sobre a fotografia;
  • Confeccionadas em material resistente a quedas e impactos;
  • Custo elevado;
  • São pesadas e volumosas;
  • É necessário alto conhecimento técnico sobre fotografia;
  • Necessitam de grandes investimentos com lentes e acessórios;


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DSLR Profissional: Em fim chegamos ao Top of de Best da Arte da Fotografia Digital. As Câmeras Fotográficas Digitais Profissionais são o que há em relação a qualidade e resolução da imagem (lembrando que o equipamento não faz mágica... A verdadeira arte está no fotógrafo!). Estes modelos possuem sensores FX (Full Frame), que são os maiores sensores disponíveis hoje no mercado fotográfico digital. Estes equipamentos são muito caros (podendo passar de R$ 10.000,00, somente no corpo da câmera), mas, se você tem este valor sobrando ou realmente precisa de um equipamento verdadeiramente top de linha, cada centavo investido valerá a pena. Estas máquinas são confeccionadas com os melhores materiais. São resistentes a quedas, impactos, poeira, frio extremo e até a água. Estes são os equipamentos utilizados para fotografar vida selvagem na África , na Antártida e em ambiente onde o fotógrafo se colocaria em grande risco ou até um risco iminente. O equipamento é colocado em posição estratégica e, de longe ou a partir de temporizadores, as imagens são capturadas. Seus corpos são bem maiores que os modelos DSLR anteriores devidos e terem grandes baterias internas, o que possibilitam muitas e muitas horas de trabalho contínuo.



Canon EOS 1D e Nikon D4

Pontos Positivos
Pontos Negativos
  • Permite a troca da objetiva;
  • A imagem que passa pela objetiva é, realmente, a que aparece no visor;
  • Permite completo controle sobre a fotografia;
  • Confeccionadas em material resistente a quedas e impactos, poeira e água.
  • Custo muito elevado;
  • São muito pesadas e volumosas;
  • É necessário altíssimo conhecimento técnico sobre fotografia;
  • Necessitam de grandes investimentos com lentes e acessórios;

          Espero que todos gostem do texto. Hoje eu estava inspirado... Comentem e critiquem a vontade. Se acharem algo errado ou que não concordem, falem! A ideia aqui não é ensinar. É trocar informações!

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15 comentários:

  1. Muuuuuuuuuuuuuito bom!!!

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  2. Realmente vc estava inspirado. Parabéns pelo texto. Explicação clara e completa.

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  3. estao faltando as rangefinder, medio e largo formato...e a descricao das evil esta bem vasta, elas vao desde as mais basicas (nikon v1/j1, nex f3, etc) ate as mais complexas (fujifilm xe1/xpro1, nex7, etc)

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  4. amigo vc colocou a d7000 na categoria semi e mencionou na categoria pro o sensor, o sensor da d7000 não é fx ???

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  5. A D7000 é cropada (1,5) não é full frame. Porém ele colocou a 60D e a T4i em patamares diferentes citando o sensor como motivo. Elas podem até estar em patamares diferentes, mas não é por causa do sensor. Eles são do mesmo tamanho.

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  6. Muito obrigado a todos pelos comentários!

    Quanto as rangefinders, médio e longo formatos, ficaram de fora por dois motivo: 1) não tenho tanto conhecimento a cerca delas e de suas peculiaridades e especificidades. 2) São câmeras para usos bem mais específicos e não são encontradas facilmente. Mas, independente disso, a questão já está em estudo...

    A D7000 (agora a D7100), são as semiprofissionais TOP da Nikon. Ambas possuem sensor no formato DX (menores em dimensões que os FX.

    Já quanto aos modelos T4i e 60D (ambos da Canon), a categorização como modelo de entrada e modelo semiprofissional, respectivamente foram dados pelo próprio fabricante. Eu uso equipamento Nikon e não tenho conhecimento aprofundado em Canon, logo, não sei dizer por qual motivo exatamente a gigante japonesa as classificou assim!

    Até mais!

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  7. Qual são as características das Amadoras com as Profissionais?

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    1. Olá Flávio! Primeiramente, desculpe-me pela demora em te responder.
      Pois bem,não há necessariamente um conceito para "Camera Amadora". O que existe é o Fotógrafo Amador, que é aquele que fotografa por Hobby ou faz serviços por pura oportunidade. Esses caras podem ter uma Nikon D4 ou uma Canon 5D Mark III (máquinas FX top de linha).
      Já quanto às câmeras, os tipos são os descritos acima.

      Até mais.

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  8. Vi uma matéria em uma revista que separa as Full Frame em categorias. Como funciona isso?

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    1. Gabriel, isso procede! Falando especificamente de Nikon, temos hoje, vários modelos de câmeras Full Frame (Sensor FX), como por exemplo a D3, a D3S, a D4, a D600, D800, entre outras. Porém, a D600 é tida como Full Frame de entrada. Isso porque ela, falando em recursos, é bem inferior a D4 por exemplo.

      A D600 é uma puta câmera Full Frame, porém tem bem menos recursos e por isso sem preço é mais acessível (quando comparado ao da D800 ou da D4, principalmente.

      A D800 já é intermediária. Com vários outros recursos e com fabricada em material bem mais resistente.

      Já a D4 é o que há! Seu corpo é quadrado. Conta com dois disparadores, ou seja, "já vem com grip embutido". É altamente resistente a impactos, água e poeira, entre outras coisa...

      Espero ter sido claro.

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  9. Boa noite, Daniel.
    Por gentileza o senhor pode me indicar algum curso para conhecimentos básicos sobre maquinas fotográficas e como manusear?

    Atenciosamente.

    Loyola

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    1. Olá Loyola, primeiramente perdão pela demora em responder. Me dei o direito de tirar o mês de março de férias... Pois bem, a escola que eu recomendo é a MAB (Mercado Artístico Brasileiro. Veja aqui os cursos oferecidos: http://www.mercadoartistico.com.br/#!cursos/cqn6. Lá você pode falar com o Everton.

      Um grande abraço!

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  10. eu não sou muito dessa área, e procuro uma camera um pouco profissional com preço mediano onde melhor comprar camera digital na kalunga.com.br ou na www.maniadedescontos.com - ambas tem excelente preço me ajudem vlw pela ajuda desde já!?

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  11. Meu objetivo no momento é comprar uma câmera DSLR de Entrada da Nikon D3200. Até olhei a D3100, mas os preços são muito parecidos. E incrível como os preços dessas câmeras mesmo no decorrer dos anos não baixam, assim como as câmeras não saem de moda.

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  12. Bom texto!

    Apenas aproveito para retificar que as DSLRs profissionais não são as "Top of the Best da Fotografia Digital". Acima delas temos as Digitais Médio Formato, como as Hassellblads e outras, e as Leicas M digitais.

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