Google+ Alvarelli Fotografia - Blog: Zoom Óptico vs Zoom Digital

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Zoom Óptico vs Zoom Digital

 
Você chega a uma loja para comprar uma máquina digital e logo pergunta para o vendedor:

- Essa câmera tem quantos megapixels?

Megapixel é um fator importante na hora de escolher sua máquina? Sim é! Mas não é o único! Veja aqui tudo o que você precisa sabersobre Megapixels!

Outra pergunta comum é:

Essa câmera tem zoom de quantas vezes?

Ótima pergunta, não? Mas... O que é Zoom? Para quê que ele serve? Você realmente precisa dele?

Pois muito bem... Dependendo de para quem você pergunte isso, você vai ouvir: “– É aumentar a imagem...”. Ou: “– É aproximar a imagem...”. Nenhuma das duas respostas está errada. Mas convenhamos que elas não explicam muita coisa, né?

Quanto falamos de máquinas compactas ou bridge (leia aquisobre os tipos de máquinas), temos dois tipos distintos de zoom: o óptico e o digital! Mas o que é cada um deles? Vamos lá:

O Zoom Digital nada mais é do que um software (programa de computador) que corta uma área da imagem e a aumente (literalmente a estica para os lados e para cima). Este aumentar da imagem força o pixel a também aumentar de tamanho. Este mesmo programa faz um processo de interpolação dos pixels, quer dizer, passa a preenchê-lo com as cores mais próximas de sua área. Este aumentar e interpolar acabam com a qualidade da imagem. É por isso que quando utilizamos o zoom digital a imagem fica “despixalizada”, ou seja, toda quadriculada e sem definição.

As câmeras que apresentam este recurso, normalmente possuem uma capacidade de zoom digital pequeno, entre 2 e 6 vezes. Isso é justamente para que não se perca tanta qualidade na foto a ponto dela ter de ser descartada.
 
Exemplo de Zoom Digital
 

Já o Zoom Óptico é obtido através da sobreposição de lentes. Neste caso, estamos falando de aproximação da imagem (não do aumento dela). Sendo assim, não se perde nada em qualidade e definição. Essa aproximação se dá porque no interior da lente existem várias lentes (Sabe quando a lente “sai” da câmera??? Pois é, este sair é justamente para que haja espacial para a sobreposição e assim, o efeito de aproximação).
Exemplo de Zoom Óptico
 
 
As câmeras compactas têm limitações quanto a quantidade de zoom óptico por terem suas lentes integradas ao seu corpo. Quando falamos de DSRL’s o zoom varia de acordo com a objetiva (conjunto de lentes) que se usa no momento de fotografar (mas isso é assunto para outro momento).
Exemplo do funcionamento do Zoom a partir da sobreposição de lentes.
 
Em resumo: Evite o máximo possível usar o zoom digital (só use se realmente não houver alternativa). O zoom óptico está liberado (mas com moderação e bom senso, claro)!

Até mais! E não esqueçam de comentar!
 

Um comentário: