Google+ Alvarelli Fotografia - Blog: Morre o Diretor de Fotografia da Trilogia O Poderoso Chefão

terça-feira, 20 de maio de 2014

Morre o Diretor de Fotografia da Trilogia O Poderoso Chefão

Morre o Diretor de Fotografia da Trilogia "O Poderoso Chefão"



Gordon Willis faleceu, aos 82 anos, no último dia 18 de maio, na cidade de Massachusetts, Estados Unidos. Muito meticuloso, chegando até a ser obsessivo, Willis ficou conhecido como "O Príncipe da Escuridão", isso por que ele adora trabalhar com o contraste de Luz e Sombra e em condições de pouquíssima luz.

Apesar de ter dirigido a fotografia de mais de uma dezena de filmes, os que consagraram sua carreira, marcaram época e fizeram a cabeça de milhares de cinéfilos, foram: Manhattan, Noivo Nervoso, Noiva Neurótica, Zelig e A Rosa Púrpura do Cairo, estes quatro do também consagrado diretor Woody Allen e a trilogia O Poderoso Chefão, de Coppola.

Um dado curioso: Apenas entre 1971 e 1977, 07 dos filmes dos quais ele dirigiu a Fotografia, receberam 39 indicações ao Oscar, levando 19 estatuetas. Willis sempre foi "mal interpretado" pelos membros da acadêmia, por este motivo foi ignorado por diversos anos e não indicado ao Oscar.

Mesmo assim, ele recebeu duas indicações ao Oscar de Melhor Fotografia, uma em 1983, por Zelig de Woody Allen e outra em 1990, O Poderoso Chefão: Parte III. Não levou a estatueta em nenhuma delas, porém, em 2010, ele finalmente recebe um merecido Oscar, ainda que honorário, pelo Conjunto de sua Obra.



Um Grande Mestre da Fotografia que parte, mas deixa seu legado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário