Google+ Alvarelli Fotografia - Blog: Mostra "Gênesis", de Sebastião Salgado

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Mostra "Gênesis", de Sebastião Salgado

 
 
          O grande e internacionalmente renomado Sebastião Salgado, um mineiro que vive da sua paixão pela fotografia, traz a São Paulo a exposição "Genesis".

           Depois de estrear em Londres e passar pelo Rio de Janeiro, a mostra ficará em exposição no SESC Belenzinho (Rua Padre Adelino, 1000, Belém, São Paulo), com entrada gratuita, de 05 de setembro até 1º de dezembro de 2013. De terça a sábado, das 10h ás 21h e aos domingos e feriados das 10h as 19:30h.
 
          Sebastião Salgado viajou por diversos países, em vários cantos do mundo, entre 2004 e 2011. Neste período ele passou e fotografou desertos, montanhas, vales, florestas, tribos, animais com sério risco de extinção e muito mais. Todo este esforço teve como resultado o livro "Gêneses", que fora editado e desenhado por sua esposa Lélia Salgado, que também é curado da exposição homônima.
 
          Salgado, ao lado de sua esposa, consideram que a mostra é uma extensão de uma projeto de preservação do nosso planeta. Como o próprio autor diz, as fotografias da exposição representam o que há de puro no planeta e que todos nós temos, por obrigação, proteger e recuperar uma parte do que já foi destruído.
 
            "Genesis" fora uma oportunidade única na vida de Sebastião Salgado. Com este projeto ele pôde ver o que há de mais bonito e puro no mundo e também pôde mostrar às pessoas nosso planeta de uma outra forma. de uma forma que desperte o sentimento de amor e proteção para com nosso planeta.
 
 
          As viagens do fotógrafo Sebastião Salgado começam em 2004 nas Ilhas Galápagos. De lá ele passa por Nova Guiné, Irian Jaya, sul da Geórgia, Ilhas Malvinas, Ilhas Sandwich, Alasca e Colorado, ambos nos Estados Unidos, Norte da Sibéria e da Rússia, Ruanda, Congo, Uganda, Btswana, Amazônia e Pantanal, no Brasil, Venezuela e outros locais.
 
          Nestes lugares ele fotografou paisagens, lugares, pessoas e animais impressionantes, como um imenso IceBerg , cachoeiras, iguanas, baleias, tartarugas, indígenas da tribo Mentawai e nativos de várias tribos africanas.

Elefantes marinhos em primeiro plano, juntos a uma grande colônia de pinguins imperadores filhotes e outras aves, no Sul da Geórgia.
 
Iceberg que o próprio Sebastião Salgado diz parecer com um castelo escocês. Mar de Weddel (Antártida).
 
Pessoas fotografadas no Vale do Omo (Etiópia), com alargadores nos lábio inferiores.
 

           Sebastião Salgado, em entrevista ao Meio & Mensagem, durante a inauguração da mostra Gênesis em São Paulo, fala sobre sua mostra e sobre a Lei Rouanet:
 
 
 
           Deixo aqui meus parabéns para o mestre Sebastião Salgado, por ter coragem de correr tantos riscos em lugares inóspitos mundo à fora e nos mostrar belezas escondidas de tribos que sequer conhecem a "civilização moderna". Meus cumprimentos também à Vale por patrocinar um trabalho tão belo e ao Sesc por dar a oportunidade de toda e qualquer pessoa poder apreciar algo de tanto valor, sem cobrar nada por isso.
 
Sebastião Salgado já fora homenageado neste blog na Primeira Temporada da Série "Grandes Nomes da Fotografia". Clique aqui e leia um breve texto sobre a vida e a obra deste ilustre brasileiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário