Google+ Alvarelli Fotografia - Blog: março 2013

quinta-feira, 28 de março de 2013

Os Croods e a Invenção da Fotografia!

Para quem ainda não assistiu Os Croods, vale muito a pena.

Vejam este vídeo. Ele é composto por três trechos do filme que falam sobre fotografia e sobre a luz!

Ficou bem bacana! Confiram:


Até mais!

E não esqueçam de visitar e curtir nossa página no Facebook: 
Facebook 

segunda-feira, 25 de março de 2013

Palhaceata 2013

Uma linda homenagem ao Dia Nacional do Circo!






Veja mais em:
Flickr


Facebook
E não esqueçam de curtir a página do Facebook!






Veja mais em:


Flickr 
Facebook
E não esqueçam de curtir a página do Facebook!





Veja mais em:
Flickr


Facebook
E não esqueçam de curtir a página do Facebook!






Veja mais em:
Flickr


Facebook
E não esqueçam de curtir a página do Facebook!





Veja mais em:
Flickr



Facebook
E não esqueçam de curtir a página do Facebook!






Veja mais em:
Flickr

Facebook
E não esqueçam de curtir a página do Facebook!

terça-feira, 19 de março de 2013

O Samsung Galaxy S4 e a Fotografia


          No dia 14 de março de 2013, a Sul-Coreana Samsung anunciou o lançamento Super-smartphone Galaxy S4 (diga-se de passagem, o mais novo integrante da minha lista de futuras aquisições...). Um aparelho que realmente promete. Aparentemente este super-computador de bolso é FAZ-TÁS-TI-CO, porém vou me reservar apenas ao seu contexto fotográfico.

          O aparelho, que está disponível no mercado brasileiro desde o começo de maio de 2013, vem com duas câmeras, sendo a principal com 13mp (conseguiu superar os 12mp do N8 da Nokia), e uma frontal de 2mp.


Drama Shot: Este recurso consiste na captura de várias imagens em um curto espaço de tempo. Para ser mais preciso, ele captura 25 imagens em apenas 01 (um) segundo!!! Após isso há a sobreposição destas imagens. O resultado é um efeito estroboscópico.


Foto com Som: É isso mesmo! Sons nos suas fotos. Funciona assim: ao tirar uma foto, você tem a opção de gravar um breve áudio. Este som fica associado a sua foto e, ao exibi-la, o som poderá ser ouvido.


Álbum de Fotos: O aparelho ainda tem um recurso para organização das imagens em um “Álbum Digital”! Ao concluir seu álbum, ele terá um formato parecido com o de uma revista. Isso é super interessante para quem gosta de ter suas lembranças impressas.


Detalhe a parte: ele permite usar as duas câmeras para filmagem simultânea. A imagem originada pela câmera secundária aparece em um pequeno quadro. Dá pra soltar a imaginação, Fácil!

          E vocês? O que acham? Vale a penas os R$ 2.400,00 que a Samsung vai pedir nele?

E não esqueçam de visitar e curtir nossa página no Facebook: 
Facebook 

sexta-feira, 15 de março de 2013

Megapixels – Mitos e Verdades

          Hoje temos a ideia de que quanto mais megapixels uma máquina fotográfica tiver, melhor ela é! Mas será que é bem por aí? A qualidade de uma fotografia é caracterizada apenas por isso? Quanto mais megapixels, melhor? Sério? Mas a final de contas, o que é um megapixel? O que é um pixel?
 
          Estão aí algumas perguntas que as pessoas deveriam se fazer...

          Basta irmos a uma loja ou visitarmos a sessão de câmeras digitais de um e-commerce para vermos a infinidade de modelos apresentados em quase todas as cores do arco-íris, em tamanhos e formatos diferentes, por marcas consagradas e outras que nunca ouvimos falar, com reconhecimento de rostos e sorrisos, e com duzentos milhões de recursos. Porém, mesmo assim, indiscutivelmente, quando uma grande parcela de leigos em fotografia vai comprar uma câmera digital compacta (Veja sobre os tipos de câmeras clicando aqui), um dos fatores mais decisivos na hora da decisão de compra está na quantidade de megapixels que aquela máquina apresenta, ainda que, na grande maioria dos casos, eles sequer sabem o que é um megapixel e qual a sua relação com a qualidade da imagem final.
 
          Para conseguirmos chegar a uma conclusão sobre o assunto e podermos afirmar qualquer coisa, precisamos entender a coisa por partes:
 
1º O que é um Pixel? Um pixel é um ponto de cor. Ele é o menor elemento da imagem. Cada pixel tem uma única informação de cor, que em conjunto, formam uma imagem. Para enxerga-los basta ampliar uma imagem em seu computador, pode ser qualquer foto no Paint mesmo. Abaixo podemos ver os tais pixels:


          Nesta imagem podemos ver os pontos de cor, que na verdade são pequenos quadrados. Cada quadradinho é preenchido com uma determinada cor. Quando eles estão agrupados formam a imagem da família Simpson.

          Temos então diversas linhas e diversas colunas formadas por esses pequenos quadrados. Assim podemos fazer a contagem destes pixels.

          A imagem abaixo possui 1.546 pixels de largura por 1.024 pixels de altura. --- Aqui entra um pouco de matemática --- para sabermos qual a quantidade exata de pixel desta imagem, basta multiplicar 1546 por 1024 (o mesmo calculo da área de uma forma geométrica plana com 4 lados). Temos então:

   1546
X 1024        
   1.583.104

 
          Legal! Sabemos agora que a imagem possui Um milhão, quinhentos e Oitenta e Três mil, Cento e Quatro Pixels! Concorda comigo que ficaria muito extenso, chato e complicado usar esta nomenclatura no dia-a-dia? Pois é! Daí surgiu o termo “Megapixel”.

2º O que é um Megapixel? Um Megapixel é um conjunto de 1.024.000 (Um Milhão e Vinte e Quatro mil) Pixels! Sendo assim, a imagem acima possui aproximadamente 1.5 MP. É só dividir a quantidade total de pixels (1.583.104) por um milhão e Vinte e Quatro mil (1.024.000) e usar a regra de arredondamento.

          Tudo bem até aqui? Espero que sim, por que ainda não acabamos...

          Agora que entendemos o que é um Pixel e o que é um Megapixel, vamos entender quais as reais diferenças entre uma imagem de 2MP, uma de 6MP e outra de 12MP.

          Podemos afirmar que uma foto com 8MP possui o dobro do tamanho de uma com 4MP? Sim? Não? Por quê? Vamos analisar a tabela abaixo:  


Megapixels
Qtde de Pixels (Larg X Alt)
1mp
1280 x 800
2mp
1920 X 1080
3mp
2048 X 1536
4mp
2464 X 1632
5mp
2560 X 1920
6mp
3008 X 2000
8mp
3504 X 2236
10mp
3872 X 2592
12mp
4290 X 2800
18mp
4896 X 3672

          Podemos observar que uma imagem com 8MP NÃO tem o dobro do tamanho de uma com 4MP! Como se trata do calculo de uma área, uma imagem de 8MP apresenta um aumento afetivo de aproximadamente 40% em relação a área total de uma imagem de 4MP. Levando isso em consideração, precisaremos de uma imagem com aproximadamente 15MP para termos o dobro do tamanho de uma imagem com 4MP!

           Veja abaixo um comparativo dos tamanhos das imagens levando em consideração a quantidade de Megapixels de cada uma:
 

           Pois é! Pois é! Pois é! A coisa é meio complexa, mas com um pouco de estudo e dedicação fica tudo bem mais fácil!

          Agora conseguimos perceber que a quantidade de megapixel é muito importante para definir o tamanho da imagem. Mas não é o único elemento a ser avaliado na hora da compra, principalmente quando se trata de produtos mais top de linha, das câmeras avançadas ou, principalmente, das DSLR.

          Na verdade verdadeira, como a concorrência no mercado de câmeras compactas é enorme, os fabricantes criaram a ideia de que quanto mais megapixels melhor. Pura jogada de Marketing! Pois levar apenas este quesito em consideração é uma grande fria.

Conclusão: Uma câmera com 2 ou 3MP tira fotos tão boas quanto uma com 14 ou 18MP. O que vai diferir muito é o tamanho destas imagens (quantidade de kilobytes que serão necessários em uma mídia para gravação da imagem). Fotos com menos Megapixels serão um peso menor, logo são as melhores para quem vai alimentar um blog, publicá-los em redes sociais como o Facebook ou imprimi-las em tamanho padrão de fotografia (10x15cm). As fotos com grande quantidade de Megapixels são necessárias para grandes ampliações e grandes impressões como em banners e outdoors ou para uso e divulgação profissional.

         Pois bem, se você for tirar fotos das férias, dos aniversários das crianças ou qualquer outro evento que seja apenas para recordação, o melhor é optar por poucos megapixels. Além de caber bem mais imagens no cartão de memória, você vai ter um gasto pequeno na hora da revelação em 10x15cm.

           Nunca se esqueçam que existem vários outros fatores importantes para se levar em consideração na hora de escolher seu equipamento, tais como quantidade de zoom e se este é óptico ou digital, ISSO, no caso de câmeras compactas, se elas utilizam pilhas ou baterias, memória interna e expansão de memória, tipo de cartão de memória suportado, garantia, funcionalidade, recursos e, por último, o preço. A mais barata nem sempre é a melhor opção, assim como a mais cara não necessariamente é a melhor!

- - - - - - - - - - | - - - - - - - - - - - | - - - - - - - - - - -

Gigapixel? Existe isso? Sim! Existe! O termo Gigapixel corresponde a um conjunto de pouco mais de 1 bilhão de pixel, ou seja, um conjunto de 1024 megapixel. Sim, a nomenclatura é nova e começou a ser utilizada com as fotos panorâmicas, que são a fusão de várias imagens na horizontal.

- - - - - - - - - - | - - - - - - - - - - - | - - - - - - - - - - -

Pixels Interpolados: Já ouviu falar em pixels efetivos e pixels interpolados? Não? Está desatualizado, hein... Brincadeira! Hoje alguns fabricantes de câmeras compactas utilizam estas nomenclaturas. Quando falam de pixels efetivos estão falando sobre o que está aí em cima. São os pixels reais dos quais a imagem é formada. Já a interpolação de pixels é um “afastamento” dos pixels reais e o preenchimento dos espaços resultantes deste “afastamento” por cores próximas às originais. Isto é feito quando o fabricante não quer aumentar a quantidade de pixels efetivos, o que resultaria no encarecimento do produto final. O efeito é obtido por meio de um software algorítmico e, sim, pode comprometer a qualidade da imagem! Se você preza por qualidade, busque sempre utilizar os pixels efetivos (reais).

- - - - - - - - - - | - - - - - - - - - - - | - - - - - - - - - - -

Mais uma vez obrigado pelo tempo despendido. Sei que você poderia estar matando... Estar roubando... Mas está aqui, lendo este post. Obrigado e lembre-se: CO-MEN-TE! Quero realmente saber sua opinião!


E não esqueçam de visitar e curtir nossa página no Facebook: 
Facebook