terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Profissão: Fotógrafo

Profissão: Fotógrafo

Fotografia é profissão? Existe fotógrafo profissional? O que define fotógrafo profissional? O que o diferencia de uma amador?


Boas perguntas, certo? Pois é... As perguntas acima são motivos de muita discussão, tanto entre fotógrafos quanto entre pessoas que não tem absolutamente nada a ver com fotografia.

Segunda a revista FHOX, no ano de 2013, havia, somente no Brasil, mais de 1 milhão de usuários do Facebook que se auto intitulavam "Fotógrafos". Em contrapartida, no mesmo ano, havia aproximadamente 50 mil CNPJ's devidamente registrados como empresas de fotografia, estúdio e afins. Uma bela diferença, não acham?

Pois é, há quem defenda que para uma pessoa ser fotógrafa profissional, ela precise ter empresa aberta e um escritório. Há quem diga que isso tudo é besteira. Independente dos "achismos", o importante é dizer que no Brasil, não há qualquer regulamentação sobre a profissão de fotógrafo.

O que existem aos montes são associações de nichos, como a de fotojornalistas, a de fotografia de recém-nascidos e etc.

Uma verdade é que muita gente (mas muita mesmo!), assim que ganha ou compra uma câmera DSLR, já se acha (e se diz) fotógrafo! Em diversos eventos públicos conversei com pessoas que estavam com suas Nikon ou Canon DSLR no modo Auto, mas se diziam Fotógrafos, sem conhecer sobre regras de composição, sobre técnicas avançadas ou mesmo o básico de fotografia digital.

Sim, isso é absurdo. Principalmente por que muito utilizam seus Hobbies para "queimar" mercado, difamar a imagem de fotógrafos de verdade e poluir o mercado fotográfico com imagens tecnicamente ruins. Já vi casos inclusive, de pessoas com máquinas compactas

Para vocês terem uma ideia, vejam este gráfico que ilustra bem como é a rotina de fotógrafo profissional:


A imagem foi retirada do blog da Cládia Regina, uma fotógrafa que eu não conheço pessoalmente, mas admiro muito, tanto pelo seu trabalho quanto por ela transmitir informação de altíssima qualidade, sem qualquer pudor. Veja uma postagem super interessante dela clicando aqui.


Só não pensem que eu sou contra novos entrantes. Muito pelo contrário, há espaço para todos! Mas todos que queiram trabalhar de verdade e com paixão. Fotografia não é brincadeira. Você está mexendo com o presente e o passado das pessoas, sem falar em seus sentimentos e emoções.

Ter CNPJ não é ser profissional, é ser legal (legalizado). Ser profissional é entregar um excelente serviço, atender bem, de forma honesta e com preço justo!


Ser Fotógrafo Profissional é assumir riscos.
É dar a cara para bater dia-após-dia.
É ser destemido e corajoso.
É ser empreendedor, administrador e marketeiro.
É ser artista, sensível e verdadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário