segunda-feira, 28 de abril de 2014

19ª ALASUL - Feira e Congresso de Fotografia


Amigos do sul do Brasil, a ALASUL - Associação dos Laboratórios Fotográficos do Sul, que abrange Santa Catarina e Rio Grande do Sul, organiza para os próximos dias 27, 28 e 29 de maio, em Porto Alegre, a 19ª Feira e Congresso ALASUL.

Assim como a Fotografar e a PhotoImage, que ocorrem em São Paulo, a ALASUL é uma feira de fotografia que têm em paralelo um Congresso e Workshops. Para conhecer melhor o evento, acesse seu site oficial.

A feira contará com a presença de expositores de peso, como: Digipix, FHOX, Mitsubishi, Molducenter, Via Color, Kodak, Indimagem, Serta, Cadcolor e muitos outros. A entrada é gratuita, porém, mediante credenciamento. Para se credenciar, basta clicar aqui!

Já o Congresso é pago. Para ver valor e formas de pagamento, clique aqui. Deem uma olhada nos palestrantes deste ano:


quarta-feira, 23 de abril de 2014

Nikon lança a Mirrorless mais rápida do mundo











A fabricante japonesa Nikon anunciou o lançamento de uma nova câmera, a Mirrorless J4, da série 1. Mirrorless é um tipo de câmera fotográfica digital que tem corpo e sensor de câmera compacta, porém tem lentes intercambiáveis, ou seja, troca as lentes. Para conhecer mais sobre os tipos de câmeras fotográficas digitais, vale ler uma matéria clicando aqui!


 Além de seus 18,4 megapixels e monitor touch screen, esta fantástica maquininha grava vídeos em Full HD (1080p) em incríveis 60 frames por segundo. Mas, se o usuário preferir, ainda pode filmar em HD (720p) a uma absurda taxa de 120 frames por segundo...

A J4 vem para substituir a J3. Outros pontos de diferença entre elas estão no WI-FI, presente na J4 e que não existia na J3 e no formato do cartão de memória, que agora é o micro-SD. A J4 estará disponível em 04 cores: Preta; Branca; Prata e Laranja. Ainda não foi divulgado seu preço de mercado. Especula-se que fique em torno de $600, algo em torno de R$ 1.800,00 a R$ 2.000,00 (já com os impostos).

Pois é! A categoria das Mirrorless está crescendo e ganhando novos recursos. Estas câmeras são ótimas para amadores que prezam por discrição.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Como foi a Feira Fotografar 2014


A já tradicional feira Fotografar, teve sua edição 2014 realizada nos dias 15, 16 e 17 de abril. Como não poderia deixar de ser, estiver lá para conferir o evento.

No começo de abril, falamos sobre as expectativas quanto a feira, clique aqui e veja o post.

Ocupando dois andares do Shopping Frei Caneca, a Feira permitiu que fabricantes, fornecedores e fotógrafos, pudessem interagir, ensinar, aprender e negociar. Alguns stands eram apenas para apresentação de produtos e serviços. Já outros funcionavam como verdadeiros pontos de venda. A feira trouxe muitas novidades para os nichos de impressão, encadernação e personalização.

Fora isso, o grande trunfo da feira foi a parte educacional. Além do também já tradicional Congresso Fotografar, que preencheu os três dias de evento com palestrar de profissionais renomados, também haviam diversos workshops e seminários pagos. Pagos também eram os Fóruns de Fine Art e de Formatura. Mas, segundo quem assistiu e participou desta parte, garantiu que valeu a pena cada centavo investido.

Mas, porém, contudo, todavia... A feira também trouxe palestras gratuitas. Com destaque para o Sebrae e para o FHOX Talks. Outros expositores que também colaboraram com a disseminação de conhecimento foram a Ipis, a Nikon, a HP a LaMéthode e a iPhoto Editora.


A grande inovação da feira para este ano foi o lançamento de um aplicativo para tablets e smartphones, com sistema Android ou IOS, que auxiliava o visitante quanto a quem era e a localização de cada expositor, datas e horários de palestras, workshops e seminários e com a localização e breve descrição de todas a exposições que puderam ser vistas durante o evento.


Em resumo, gostamos bastante da feira. Foi uma ótima oportunidade para encontrar amigos, conhecer pessoalmente fornecedores, ver o trabalho de novos e potenciais fornecedores e ainda adquirir e reciclar conhecimentos de forma bastante interativa e com ótima qualidade.

Parabéns a FHOX e nos vemos na edição 2015!

terça-feira, 15 de abril de 2014

Britto Jr. O inimigo dos Fotógrafos

No quadro Patrulha do Consumidor, que é exibido dentro do vespertino "Programa da Tarde" da Rede Record, o jornalista e apresentador Britto Jr. soutou um comentário infame, precipitado e de péssimo gosto:


Veja o vídeo original e completo clicando aqui, e entenda melhor o contexto desta história.


O caso era de uma mãe que pagou para fazer um book de seu filho. O garoto ficou doente no dia do ensaio e não pôde comparecer. A mãe tentou diversas vezes remarcar o ensaio e não conseguia. Com apenas uma ligação o caso foi solucionado pelo Celso Russomano.

Após a solução do caso, o apresentador Britto Jr. solta a pérola:


Agora eu pergunto: Será mesmo que este comentário (no mínimo absurdo), precisava ser dito? O que ele pensa sobre a profissão de Fotógrafo? Será que ele acha que Fotografia é um simples apertar de botão?

Senhor Britto Jr., como o senhor disse, bater foto qualquer um faz. Fotografar não é bater foto! Profissionais de Fotografia investem muito tempo e muito dinheiro para conseguir colocar em uma foto cor, vida, sentimento, sensibilidade e muito mais. Precisamos de muito tempo até conseguirmos dominar câmera e luz até chegarmos ao resultado de uma Fotografia profissional.

Como o senhor se sentiria se um qualquer soltasse um comentário do tipo: "ser apresentador de programa vespertino da Record qualquer um pode ser. Isso é muito fácil, afinal, hoje, qualquer um tem um câmera em casa. Qualquer um pode filmar algo e postar no youtube."

Não é bem por aí senhor Britto Jr. O mínimo que os Fotógrafos, que foram sim ofendidos com o seu comentário merecem, é uma retratação. Pública de preferência. Afinal, a ofensa também foi pública...

Só mais um comentário: péssimos profissionais e péssimas empresas existem em todos os meios (inclusive no meio jornalístico...). O que é inadmissível é que toda uma classe pague por uma ou outra maçã podre que existe por aí.

Vejam alguns posts que vi no Facebook:



Havia outros. Mas achei esses os menos ofensivos...

A Moda do Selfie

Selfie? O que é Selfie?

Antes de mais nada é preciso definir "selfie"...

Selfie é um tipo de autorretrato. Autorretrato é quando a pessoa tira foto dela mesma. Até aí tudo bem. Mas Selfie é um autorretrato sem qualquer preocupação com composição fotográfica. Nesta modalidade, a pessoa simplesmente pela uma câmera compacta ou um celular com câmera, mira em sí mesmo e tira a foto. Também é comum a utilização de um espelho. Neste caso a pessoa tira doto do seu reflexo no espelho.

Independente da forma como se tira a foto, o Selfie já é popular nas redes sociais, principalmente o Facebook e o Instagram. Até por que, o principal objetivo deste tipo de foto, desde seu início, foi a postagem em tempo real, para que os contatos das redes sociais da pessoa soubessem onde a tal pessoa estava e com quem.

Mas, será que isso é apenas mais uma modinha da Internet? Tenho minhas dúvidas. Até por que, não há mais restrição de sexo ou idade para se tirar fotos deste tipo (se bem que as mais novinhas sempre saem de bico nas fotos...). Inúmeros são os famosos que aparecem em redes sociais com autorretratos tipo "Selfie"!

Uma outra pergunta que faço é a seguinte: Fotos Selfie são uma ameaça à Fotografia Profissional? De verdade? Penso eu que não! A fotografia amadora existe a mais de um século. E ela sempre conviveu bem ao lado da fotografia profissional. É fato que se a pessoa conhecer conceitos técnicos de fotografia e de composição, mesmo com uma celular, ela pode tirar fotos lindas. mas ainda assim as máquinas profissionais tem recursos e qualidade de imagem imensamente superior ao de um celular...

Nos resta então ver até onde vai a onda do Selfie...

Enquanto isso, vejam algumas fotos tipo Selfie de alguns famosos:

Atenção: A fotos a seguir foram retiradas da Internet. Caso você apareça em alguma delas e deseje não ter uma imagem exposta, basta nos comunicar. A imagem será retirar imediatamente.
Barack Obama, Helle Thorning Schmidt e David Cameron, tirando uma foto Selfie em pleno velório de Nelson Mandela. Pegou mau Obama...

Grupo de Apresentadores da Record.

Faustão e atores de Amor a Vida postam Selfie em Noite de "Melhores do Ano".

William Bonner posta Selfie com atores, atrizes e jornalistas da Globo.

Atorem Hollywoodanos tiram foto selfie em noite de premiação do Oscar.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

A Regulamentação da Profissão de Fotógrafo


Na semana passada, surgiu na mídia especializada, uma notícia importantíssima para todos os Fotógrafos brasileiros. A profissão de Fotógrafo passará a ser regulamentada e amparada em âmbito nacional!

É isso mesmo! A Câmara dos Deputados aprovou a Lei de Regulamentação da Profissão de Fotógrafo!

Deputado Fernando Torres, autor do Projeto de Lei
que regulamente a profissão de Fotógrafo.
De autoria do Deputado Fernando Dantas Torres, do PSD da Bahia, o Projeto de Lei PL-2176/2011, teve parecer favorável pelo Relator Deputado Alceu Moreira, do PMDB do Rio Grande do Sul. Vamos então ver os principais pontos do texto de lei:

  • Ficam aptos ao exercício profissional de fotógrafo aqueles que possuírem diploma em fotografia no ensino superior ou no ensino técnico.
  • Quem não possuir diploma, só poderá exercer a profissão, se, até a data de início de vigência da nova lei, tiver exercido a atividade por, no mínimo, dois anos.
  • Fica excluído desta regulamentação o repórter fotográfico a serviço de empresa jornalística. Este profissional já está devidamente amparado pelo Decreto-Lei 972/69, que trata da profissão de jornalista.



Ponto positivos:

É fato que o Brasil está carente de uma regulamentação da profissão de Fotógrafo. Principalmente para aqueles que trabalham, com algum tipo de vínculo empregatício, em empresa privadas.

Assim como também é fato que todo profissional que se preze precisa ter (e dominar) a teoria e a técnica daquilo que ele faz.


Pontos Negativos:

Embora eu concorde que formação é essencial, não até que ponto a obrigatoriedade de formação de nível superior é válida. Hoje temos diversas escolas de fotografia Brasil a fora. Muitas delas, renomadas e tradicionais. Aí pergunto, o que vai acontecer com elas? Simplesmente fechar? E os profissionais que lá atuam? serão absorvidos pelas instituições de ensino superior? Muitos destes profissionais não tem formação superior ou formação específica em fotografia e mesmo assim são mestres, tanto na arte de fotografar, quanto na arte de ensinar.

Aqui ainda entra outra questão muito importante: uma possível prostituição do ensino de fotografia (algo como há hoje com o ensino de administração e de pedagogia) ou uma plena elitização da profissão. Atualmente, as poucas escolas que oferecem cursos superiores (de 02 ou de 04 anos), cobram valores consideravelmente altos. Teremos mais escolas com cursos caros e pouco acessíveis a maior parte da população ou uma popularização do curso com preços menores?

Acredito que esta regulamentação sirva exclusivamente profissionais que sejam empregados e exerçam a função de fotógrafo. Se for isso mesmo, os profissionais autônomos continuarão desamparados e a lei já nascerá com brechas. Se não, teremos dois caminhos: 01 - Uma "pirataria" na execução dos serviços. Isso por que quanto uma pessoa fecha com um fotógrafo para a cobertura de um aniversário, de um book, de um ensaio de gestante, recém nascido, etc. ela não pede nota fiscal nem nada do gênero para o fotógrafo. Ou seja, muitas pessoas que exercem esta profissão não tem empresa aberta. 02 - Os profissionais com empresa aberta e emissão de nota fiscal repassarão para os clientes todos os custos obrigatórios por lei. O trabalho ficará mais caro para o consumidor final e, quem, de fato, fiscalizará isso tudo?

Concluindo, a iniciativa é muito boa. Mas a câmara deve tomar cuidado com o mercado e com a cultura já existente. Assim como com futuras brechas que podem tornar esta lei válida apenas para uma pequena parcela dos profissionais ou até mesmo uma "lei morta": Existe! Mas não funciona!



Leia a Lei na íntegra clicando aqui!

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Congresso Fotografar 2014


Na semana passada falamos sobre a feira Fotografar! Porém, em paralelo a ela, acontece o Congresso Fotografar!

O Congresso Fotografar traz profissionais renomados e especializados em nichos distintos da Fotografia para palestrar sobre técnicas e seus modos de Fotografar.

A edição 2014 trará 18 palestras, de profissionais nacionais e internacionais, sobre técnicas, conceitos e tendências fotográficas, diagramação de álbuns, negócio e muito mais. Para quem se interessar, ainda é possível se inscrever para assistir às palestras. Basta clicar aqui e ver dias e valores de interesse.

Eventos deste tipo são imensamente enriquecedores. O congressista recebe uma avalanche de informações. Informações de qualidade e procedência, Vindas de pessoas que efetivamente vivenciaram aquilo. Quem nunca participou de um congresso precisa passar pela experiencia. É algo realmente marcante!


quinta-feira, 10 de abril de 2014

Ensaio Recém Nascido - Sara

Sara, uma bebê linda de apenas 16 dias. Parabéns ao papais e muita saúde para a pequerrucha!






segunda-feira, 7 de abril de 2014

Cultura Livre SP


A prefeitura de São Paulo, através do programa Cultura Livre SP, levou para todas as regiões de São Paulo Shows, música, circo, teatro, e muita cultura de alta qualidade e totalmente gratuita.

No dia 06 de abril, o Parque da Juventude, no Carandiru (Zona Norte da capital), recebeu dois grandes nomes da música brasileira: Paula Lima e Marcelo D2. Vejam algumas fotos do Show!






sexta-feira, 4 de abril de 2014

Vem aí a Feira Fotografar 2014


Em sua 8º edição, a Feira Fotografar já é um evento tradicional no mercado fotográfico brasileiro. a feira atrai fotógrafos e profissionais de imagem de todo o Brasil e de países vizinho, sempre no mês de abril.

A ideia da empresa organizado do evento, a Revista Fhox, é a de reunir em um local, fotógrafos, fabricantes, fornecedores e empresários do meio fotográfico, com o objetivo de geração de negócios. O evento, embora seja gratuito, é exclusivo para profissionais do setor, isso por que o grande foco é a apresentação de lançamentos, novidades e tendências por parte dos fabricantes e fornecedores e o agregar e gerar valor por parte dos fotógrafos. Além é claro, do Network que o momento propicia.

A Feira Fotografar 2014 acontece nos dias 15, 16 e 17 de Abril, no centro de convenções Frei Caneca, dentro do Shopping Frei Caneca (Travessa da Av. Paulista. Paralela com a Rua Augusta, em São Paulo).

Vejam o convite do expositor Mineiro Luiz Fotógrafo para a Feira Fotografar 2014:


Estivemos na edição 2013. O evento atendeu as expectativas e agregou bastante aos serviços que a Alvarelli Fotografia presta. O local estava bem organizado e limpo. As possibilidades eram também diversas. Havia expositores especializados em equipamentos, câmeras, acessórios, estúdio, impressão, encadernação, diagramação, photolivros, fotoprodutos, Fine Art, Revistas e muito mais.

Vejam um resumo da feira 2013:


E que venha a Fotografar 2014! Nos vemos lá!

terça-feira, 1 de abril de 2014

Histórias de 1º de Abril


Hoje pela manhã, vi no Facebook uma história de que a Nikon Japão havia entrado em falência. Abri o link e li a reportagem, que dizia que todo o problema começou por causa da DSLR profissional D600 da marca. Pois muito bem... ao ler a matéria, vi que o presidente da Nikon Japão, segundo o site, chamado Shimazu Mizue, havia se matado ao melhor estilo samurai.

Ai já pequei a mentira: o CEO da Nikon se chama Michio Karyia. e Outra, uma empresa global com faturamento de mais de 700 bilhões de ienes no ano passado não declararia falência desta forma.

Pois é! Mais uma pegadinha de 1º de Abril!!!


Lembro perfeitamente que no ano passado aconteceu algo parecido. Logo na manhã de 1º de abril de 2013 circulou na rede uma notícia de que a Canon havia comprado a Nikon. Notícia esta que fora desmentida pelas duas globais de tecnologia.

Pois é, agora pergunto, por que nunca houve uma historinha disso com a Canon? Os canonzeiros tem tanto medo assim da Nikon???