Birdman
(Ou a Inesperada Virtude da Ignorância)!
O Oscar de Melhor Fotografia vai para o ganhador do Oscar de Melhor Filme!
No total, Birdman levou 4 estatuetas: Melhor Filme, Melhor Diretor (para o mexicano Alejandro González Iñárritu), Fotografia (para o também mexicano Emmanuel Lubezki) e Roteiro Original.
Riggan Thomson (Michael Keaton) fez muito sucesso no passado interpretando um super-herói ícone cultural, o Birdman. Porém, ele se recusou a estrelar o quarto filme da série e sua carreira começou a ir ladeira abaixo. Em uma tentativa de recuperar sua fama e seu reconhecimento como ator, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway. No entanto, em meio aos ensaios com o elenco ele precisa lidar com seu agente e com uma estranha voz que insiste em permanecer em sua cabeça.
Veja o Trailler do Filme:
Emmanuel Lubezki já é velho de guerra na arte de dirigir a Fotografia de grandes obras cinematográficas. Este, inclusive, é o seu segundo Oscar - consecutivo - de Fotografia! Em 2014 ele foi premiado por "Gravidade".
O Diretor Mexicano ainda foi indicado em 1996 por "A Little Prince", 2000 por "A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça" - parceria com Tim Burton, em 2006 por "New World", em 2007 por "Children of Men", e em 2012 por "A Árvore da Vida". Foram 7 indicações com 2 premiações. Vai falar que o cara não sabe trabalhar?
Vamos ver o que nos aguarda 2016. Quem sabe mais um pouco de Emmanuel Lubezki...
Até o ano que vem!